Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Sindilojas promove debate sobre a Nota Fiscal Gaúcha

Nota Fiscal Gaúcha

Crédito: Edna Lautert

Empresários do setor de comércio varejista e contadores participaram, na noite de quarta-feira, de um encontro promovido pelo Sindilojas Missões, com a Receita Estadual, para falar a respeito do programa Nota Fiscal Gaúcha, que prevê a distribuição de premiação em todo Estado como forma de incentivar a emissão de nota fiscal.

A palestra teve a participação do agente fiscal do Tesouro Nacional, Cleto Brutes, que discorreu sobre a lei 14.020, de 25 de junho de 2012, que inclui a Nota Fiscal Gaúcha, dentro de um Programa Estadual de Cidadania Fiscal. “O programa é um estímulo ao exercício da cidadania fiscal”, declarou.

O diretor administrativo do Sindilojas Missões, Willi Salla, destacou que a entidade, dentro de suas metas, tem como missão dar apoio ao associado, facilitando o acesso à informação. “E isso acontece cada vez que promovemos um encontro para esclarecer ao associado os parâmetros e novidades da legislação. No que se refere a Nota Fiscal Gaúcha é uma oportunidade de as empresas associadas realizarem o cadastramento e ganharem mais um subsidio para incentivar o consumidor a investir mais”, destacou.

O que é a Nota Fiscal Gaúcha?

A Nota Fiscal Gaúcha é um Programa que tem como um de seus objetivos a valorização das empresas que atuam em parceria com o Estado e a Sociedade na promoção do desenvolvimento do Estado.

Para que sua empresa faça parte deste movimento pela cidadania fiscal, é necessário registrar a adesão através de um credenciamento voluntário, a ser efetuado no site do Programa, e informar aos seus clientes sobre a possibilidade de inserir o CPF no documento fiscal.

Com esta atitude cidadã, sua empresa estará participando do Programa Nota Fiscal Gaúcha, os cidadãos e cidadãs concorrerão a prêmios de até um milhão de reais e poderão destinar a pontuação de suas compras a Entidades Sociais que receberão repasses do Estado para aplicar em seus projetos.

Para mais informações, consulte o site da Nota Fiscal Gaúcha, em www.notafiscalgaucha.rs.gov.br<http://www.notafiscalgaucha.rs.gov.br>

Benefícios para as empresas participantes:

• Diferencial competitivo: cliente concorre a prêmios de até R$ 1 milhão.

• Incentivo às vendas pelo comércio formal.

• Redução da concorrência desleal.

• Redução de custos pela ampliação do uso de documentos eletrônicos.

• Identificação dos consumidores em cada venda.

• Fortalecimento da imagem de empresa socialmente responsável e comprometida com o desenvolvimento do Estado.

Quais os passos para viabilizar a participação de sua empresa?

Etapa 1

Credencie-se no Programa Nota Fiscal Gaúcha como empresa voluntária e informe aos seus clientes os benefícios do Programa, estimulando-os a comprar em sua empresa.

Etapa 2

Informe ao cidadão que estiver comprando em sua empresa sobre a possibilidade de inserir o número do CPF no documento fiscal.

Etapa 3

Envie à SEFAZ os documentos fiscais de suas operações, a fim de que o cidadão possa acumular pontos para participar dos sorteios e beneficiar entidades sociais.

Informações

Para mais informações, confira o "Manual de Participação das Empresas" no site do Programa, em ww.notafiscalgaucha.rs.gov.br<http://www.notafiscalgaucha.rs.gov.br>, na área "Empresa", no tópico "Manuais e aplicativos da empresa".